BraMara Gabrilli protocolou os primeiros projetos de lei em Brasília


mara gabrilli Mara Gabrilli protocolou os primeiros projetos de lei em BrasíliaAdeputada Mara Gabrilli protocolou os seus dois primeiros projetos de lei em brasilia, sendo um deles semelhante ao que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou em 2007.
O primeiro deles altera o Código de Trânsito Brasileiro, permitindo que as autoridades de trânsito possam fiscalizar as edificações públicas ou privadas de uso coletivo, como shoppings, supermercados e hospitais, por exemplo.
O PL agrava também a penalidade imposta aos motoristas que estacionarem em vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos. Hoje, tal ação caracteriza infração leve, com 3 pontos na carteira e multa no valor de R$ 53,20. A proposta é que a infração seja considerada grave, acarretando 5 pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 127,69.
Diversos órgãos municipais de trânsito têm se recusado a autuar automóveis indevidamente estacionados em vagas reservadas, sob o argumento de que não lhes é permitido fiscalizar áreas privadas. No entanto, em fevereiro, a cidade paulista de Piracicaba publicou um decreto municipal que prevê a fiscalização dentro de edificações privadas de uso coletivo.
Lei de Cotas
O segundo projeto de lei apresentado por Mara Gabrilli altera a Lei de Licitações (Nº 8.666/93), incluindo a observância da Lei de Cotas nessa legislação. Ou seja, se for aprovada, para que uma empresa participe de licitação realizada por órgão público, ela terá que, necessariamente, atender à Lei de Cotas.
As cotas estabelecidas pela referida lei têm como objetivo promover a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para tanto, exige o preenchimento de um número mínimo de vagas de trabalho por trabalhadores com deficiência, variando de acordo com o número de empregados na empresa.
Tanto o Código Brasileiro de Trânsito, como a Lei de Licitações só podem ser alteradas pela União. Segundo Mara Gabrilli, a ideia desses dois projetos já existia há bastante tempo. “Enquanto vereadora, esbarrava em algumas questões de legislação federal e agora tenho a chance de propor mudanças em relação a isso”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas