Belém sedia Campeonato de Dança em Cadeira de Rodas


Carlos Sodré/Ag. Pa
A abertura do evento contou com a presença de Eliana Ferreira, presidente da CBDCR; Heitor Pinheiro, presidente do IAP, e José Croelhas, adjunto da Seduc.
Da Redação
Belém é a primeira cidade do Norte do País a sediar o XI Congresso Brasileiro de Dança em Cadeiras de Rodas, aberto na última quinta-feira, 5, na sede do Instituto de Artes do Pará. Companhia de dança de várias partes do Brasil estarão reunidas na capital até o sábado, 7, em uma programação que integra, ainda, o XI Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva e XI Mostra de Dança Artística em Cadeira de Rodas, ambos abertos ao público em geral. Organizado pela Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas, o evento tem o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria Especial de Promoção Social e do Instituto de Artes do Pará, e permite aos bailarinos paraenses não apenas a oportunidade de mostrarem seu talento como também de trocar experiências com profissionais de outros estados.


A abertura oficial aconteceu na quinta-feira, 6, na sede no IAP, espaço reservado à programação do congresso, que contará com diversas oficinas de capacitação voltadas aos profissionais da área. Já as apresentações do campeonato e da mostra de dança acontecem no Ginásio do Sesc, localizado na Doca de Souza Franco. O encerramento será no sábado, 7, no Theatro da Paz, às 20 horas.


A empresária Kátia Matos, de 41 anos. Portadora de mielomeningoceli, um tumor na medula que a impede de andar desde a infância, Kátia descobriu na dança um novo sentido para viver. Há nove anos, quando já era integrante de uma equipe de basquete em cadeira de rodas, ela começou a praticar a dança nessa modalidade. Ela integra uma das duplas que disputam o campeonato brasileiro nesta sexta-feira. “É uma oportunidade única de mostrar ao público o trabalho que fazemos, e que antes da criação dessa modalidade de dança, era algo impensável”, comemora.


O IAP, que desde o ano passado oferta oficinas de dança voltadas para cadeirantes, recebe até domingo bailarinos de sete estados brasileiros. O Pará participa da competição com três duplas, valendo uma vaga para o campeonato nacional. A programação inclui também oficinas para os dançarinos. O campeonato irá classificar os bailarinos para o Mundial de Dança em Cadeira de Rodas, que acontece em 2013, na cidade de São Paulo.
Elielson Almeida da Silva, 30 anos, pratica a dança em cadeira de rodas desde 2000, a partir das oficinas do IAP. Para ele o melhor prêmio é ter a oportunidade de trocar experiências com companhias de outros estados e dar visibilidade aos bailarinos paraenses da dança em cadeira de rodas. “O Pará é o primeiro estado do Norte que participa desse evento. Mostrar o talento dos bailarinos paraenses já é uma premiação", diz.


O presidente do IAP, Heitor Pinheiro, considera que a realização do evento em Belém não representa só uma vitrine para o trabalho dos bailarinos e um incentivo à inclusão cultural desses profissionais, mas também uma oportunidade para que o Estado sedie outros eventos paraolímpicos. "É um momento de afirmação de valores e parcerias para projetos futuros em diversas modalidades paraolímpicas”, ressalta.
Serviço: XI Congresso Brasileiro de Dança em Cadeiras de Rodas. De 5 a 7 de julho, em Belém. Local: Ginásio Sesc Doca (Rua Senador Manoel Barata, 1873) e Theatro da Paz (Praça da República, Rua da Paz, s/nº). As apresentações terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Dança em Cadeiras de Rodas - CBDCR (http://www.cbdcr.org.br/)
 Fonte: Iap
Texto:
Danielle Ferreira - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 9117-7020/ 8272-3665
Email: danielleferreira@agenciapara.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas