Brasilienses desenvolvem videogame para cegos




Os jogos que existem hoje não satisfazem os anseios dos deficientes visuais na questão da acessibilidade
Um grupo de jovens de Brasília desenvolveu um videogame para cegos. A ideia surgiu para que um deles, o analista de teste e deficiente visual Juliano César Ribeiro pudesse jogar.
- Os jogos que existem hoje não satisfazem os anseios dos deficientes visuais na questão da acessibilidade.
Jogar o Herocopter, como o game é chamado, é simples. Basta ter o programa instalado no computador, um fone de ouvido e um sensor de movimentos.
O professor Bruno Souza explica que, por meio de um equipamento chamado kinect, é possível controlar o jogo por meio dos movimentos do corpo do jogador.
- O kinect estimula a coordenação motora e determinados exercícios para movimentar o helicóptero do jogo.
O jogador é o piloto do helicóptero e o objetivo é salvar pessoas vítimas de desastres naturais como um tsunami, por exemplo.
Bruno de Souza explicou ainda que a novidade fica por conta do áudio do jogo, que é em 3D. Isso ajuda os deficientes visuais a terem uma percepção maior do que está se passando no game.
- É um sensor de movimento que capta áudio também. É um aparelho de custo baixo pelo desempenho que ele promove.
O jogo ainda não está no mercado porque ainda precisa de patrocínio para ser lançado. Mas, segundo Souza, a ideia é já começar a divulgá-lo na internet.
- Queremos distribuí-lo na internet. Esperamos em três meses publicá-lo em uma plataforma, como custo de U$4,99, que é em média R$ 10, no Brasil, sendo acessível, assim, para todos os deficientes.
Fonte: http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/brasilienses-desenvolvem-videogame-para-cegos-20121117.html

Comentários

Postagens mais visitadas