Em RR, Centro de Apoio aos Deficientes Visuais faz exposição


03/12/2013 13h38 - Atualizado em 03/12/2013 13h38


Deficientes visuais são os autores das telas de pintura em óleo sobre tela. Mostra ficará aberta durante todo o dia e é inspirada em Cândido Portinari.



Do G1 RR
Comente agora
Deficientes visuais são os autores das telas de pintura em óleo sobre tela (Foto: Emily Costa/G1)Deficientes visuais são os autores das telas de pintura em óleo sobre tela (Foto: Emily Costa/G1)
Arte, sensibilidade e superação são as palavras que traduzem o trabalho de usuários do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP-DV). Eles são cinco, entre cegos e portadores de baixa-visão, e produziram dez telas de pintura em óleo sobre tela. Os quadros fazem parte da “Exposição de arte e sensações – recriando Portinari”, que é realizada na sede do Centro.
Antes duvidava de minha capacidade, agora tenho ciência da minha capacidade artística"
Artista plástica Nita Ramos
"Minha vida mudou depois de ter contato com a arte. Antes duvidava de minha capacidade, agora tenho ciência da minha capacidade artística", declarou a autora da obra 'Brincadeira com bolinhas de gude' Nita Ramos.
Nesta segunda edição, a mostra começou a ser preparada com um mês de antecedência. Todo o trabalho foi montado levando em consideração a acessibilidade. As obras dos alunos são identificadas em escrita Braile. Também é possível ouvir sobre as obras de Portinari.
"Desde o ano passado começamos a desenvolver o projeto. Mas foi somente no meio deste pensamos em preparar uma mostra como essa. Escolhemos Portinari e suas obras relativas às brincadeiras infantis e criamos a ideia de uma exposição acessiva e sensorial para justamente interagir com os deficientes", disse a professora do CAP-DV, Euzilene Magalhães.
I Exposição de arte e sensações – recriando Portinari ocorre no Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiências Visuais (Foto: Emily Costa/G1)Exposição ocorre no Centro de Apoio Pedagógico
às Pessoas com Deficiências Visuais
(Foto: Emily Costa/G1)
A exposição faz parte das homenagens ao Dia Internacional da pessoa com deficiência física. A mostra ficará aberta ao público durante todo o dia na sede do CAP-DV. Futuramente a ideia é comercializar as telas e reverter o valor adquirido em mais materiais para o Centro.
A inspiração
Cândido Portinari, paulista nascido em 1903, foi o pintor brasileiro que alcançou maior projeção internacional. Entre suas obras de destaque estão “Mestiço”, “lavadeiras”, “Menino com peão”, “Guerra e paz”, entre outras.
Portinari também criou uma série de pinturas com a temática das brincadeiras infantis e foi essa linha que inspirou Nita, Keith, Eslyne, Sara e Ivanete, os ci artistas do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiências Visuais
O centro
O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais possui doze anos de funcionamento no Estado e o local atende em média 26 usuários que possuem deficiência visual.
O espaço atende cerca de 70 alunos da rede estadual com a confecção de materiais pedagógicos e capacitação de docentes. Para ser atendido pelo Centro, basta que o interessado procure o CAP-DV nos turnos de funcionamento. O atendimento é totalmente gratuito.
Fonte: G1 - Boa Vista

Comentários

Postagens mais visitadas