Apesar da lei, Teresina continua sem ônibus adaptados

Enquanto isso cada capital desse País.....


Por: Fernanda Dino/Acessepiauí
Teresina ainda não possui ônibus adaptados
(
Vai continuar sendo um sonho Teresina ter ônibus adaptados para portadores de deficiência física. A lei Federal 10.098 de dezembro/2000 que estabelece normas gerais e critérios da acessibilidade, diz que os coletivos devem ser fabricados e adaptados para garantir o acesso dos portadores de deficiência física, bem como os equipamentos urbanos também devem ser adaptados para este fim.
O ano de 2014 foi estabelecido como prazo para concluir esta adaptação. Transcorridos nove anos desde a publicação da lei, Teresina ainda não tem um ônibus da frota normal adaptado. Os deficientes de Teresina vêm sendo “agradados” com o transporte eficiente que não consegue atender à demanda pela quantidade insuficiente de vans adaptadas.
A maioria das capitais brasileiras conta com ônibus adaptados em suas linhas: a região metropolitana de São Paulo tem 800 ônibus adaptados o que equivale a 25% da frota; Salvador tem 313 ônibus adaptados (13% da frota); São Luis já adaptou 10% da frota e prevê chegar a 15% em 2009; Recife tem 63 ônibus adaptados; Fortaleza 18; Blumenau 49; Vitória 10 e mais 09 vans adaptadas. Teresina zero.
Nesta semana, o Superintendente de Transito, José João, disse que vai abrir licitação para aquisição de duas vans para o transporte eficiente, mas não tratou da questão da adaptação da frota do transporte coletivo que vai beneficiar cadeirantes, muletantes e idosos, que precisam subir quatro degraus para ter acesso ao interior de um coletivo.
Carla Cléia, da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), disse que ficou satisfeita com reunião na STRANS, que tratou da licitação das vans, mas tem consciência de que precisa continuar a luta pela adaptação da frota iniciada em 2001.
O Ministério Público precisa, urgentemente, cobrar o cumprimento da lei para que Teresina tenha sua frota adaptada às necessidades da população.

Comentários

  1. Redução de mobilidade não significa limitação. O Piauí já conta com os serviços da Adapta Fácil, uma empresa especializada em oferecer soluções para a plena inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida ou permanente, como idosos, obesos, grávidas, amputados, neuropatas.
    Realiza serviço de consultoria e adequação postural do indivíduo, e fornecendo produtos da vida diária para essas adaptações, como cadeiras de rodas personalizadas ,órteses funcionais, software de comunicação, dentre outros.
    Além de realizar Projetos de Acessibilidade de ambientes, através do estudo local realizado pela parceria do arquiteto com o fisioterapeuta. Possui todas as soluções para uma construção com acessibilidade, como piso tátil, mapa tátil, barras de apoio, corrimão, alarme sonoro, sinalização em braille, dentre outros.
    Apresenta solução completa para Adequação Acessível do Ambiente Escolar.

    Av. Higino Cunha, 865 - Piçarra (86) 3223-1957 adaptafacil@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas