COLARE W8 ACESSO FÁCIL MOSTRA A EVOLUÇÃO DA ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO NA INOVATEC 2008





Alta Resolução Veículo tem características inéditas para atender o transporte de portadores de mobilidade reduzida

O miniônibus Volare W8 Acesso Fácil, desenvolvido dentro das novas normas de acessibilidade para o transporte coletivo, foi um dos destaques da 4ª Inovatec – Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação – considerada a maior no País na divulgação e incentivo às inovações tecnológicas, que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.

O Volare W8 Acesso Fácil exposto no estande do IPEM-MG foi utilizado como veículo modelo para demonstrar as possibilidades e as inovações aplicadas no transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Primeiro miniônibus produzido no País que permite o rebaixamento da suspensão traseira e tem piso baixo (Low Entry), proporciona maior conforto, segurança e comodidade para os usuários do transporte público com necessidades especiais.

Diferente dos demais veículos do mercado, não possui degraus de acesso na porta traseira e tem piso baixo nessa área, o que o torna ideal para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Com isso, nas operações de embarque e desembarque, o piso do veículo fica no mesmo nível da calçada, facilitando o acesso de cadeirantes, gestantes, idosos e obesos.

No Brasil, a Volare quer introduzir o conceito de acessibilidade universal às linhas de alimentação da rede de transporte público. Com isso, tem investido em inovações tecnológicas para atender os mais diversos usuários de transporte coletivo. “A frota de ônibus em circulação hoje no País é composta por cerca de 100 mil veículos que deverão ser substituídos ou adaptados para as normas de acessibilidade nos próximos sete anos”, explica Nelson Gehrke, diretor da unidade de negócios Volare.

"A preocupação com a acessibilidade fez com que a Volare procurasse alternativas para melhorar tanto a velocidade operacional como gerar maior comodidade e segurança”, completa o executivo.

Piso baixo e suspensão pneumática

O piso baixo na parte traseira (Low Entry) e o sistema pneumático para o rebaixamento da suspensão traseira possibilita que, nas operações de embarque e desembarque, o piso do veículo fique no mesmo nível da calçada, facilitando o acesso de cadeirantes, gestantes, idosos e obesos. Além disso, o embarque e o desembarque podem ser feitos também por uma rampa, o que reduz consideravelmente o tempo necessário para a entrada e saída dos passageiros. A operação, que leva cerca de quatro minutos nos miniônibus convencionais, consome menos de 15 segundos no Volare Acesso Fácil.

Para os deficientes visuais foi criado um corrimão tátil e, no corredor interno, próximo à escada, foi desenvolvido perfis transversais (em relevo) no piso para "sinalizar" e facilitar o acesso. Para os deficientes auditivos, há um painel com informações sobre os trajetos. Na parte traseira há um espaço reservado para as cadeiras de rodas. As janelas são mais baixas e a porta é de vidro para permitir que o cadeirante veja o trajeto que está fazendo. O piso é antiderrapante para evitar acidentes perto dos degraus.

A Inovatec tem como objetivo favorecer o intercâmbio entre os centros de desenvolvimento científico e tecnológico e as indústrias e estimular o trabalho conjunto na identificação de oportunidades para pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços. No evento, empresas, pesquisadores, inventores, órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa poderão interagir, trocar experiência e transferir tecnologia, garantindo assim o avanço tecnológico e produtivo nos vários segmentos da economia brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas