Carioca considera o Rio uma cidade de acessibilidade ruim para deficientes



Rampa de acessibilidade
Na avaliação dos cariocas, o Rio de Janeiro não é uma cidade acessível ou respeitosa com deficientes físicos. É o que revelou a Pesquisa de Percepção 2011 do Rio Como Vamos, que pela primeira vez incluiu o tema no questionário feito a 1.358 moradores das cinco Áreas de Planejamento da cidade (Centro, zonas Sul, Norte e Oeste e Barra/Jacarepaguá).
A grande maioria dos entrevistados (70%) apontou para problemas nas condições de ruas e calçadas que dificultam a vida dos cadeirantes ou outras pessoas com problemas de locomoção.
Mais da metade dos entrevistados (66%) indicaram que há falta de respeito aos espaços destinados a deficientes físicos, como assentos preferenciais e vagas de estacionamento. O acesso a estabelecimentos e ao transporte público também foi criticado. Em ambos os casos, 62% dos entrevistados manifestaram problemas para os deficientes nesses locais. As críticas à acessibilidade são mais intensas nas zonas Norte e Oeste da cidade.
Para o Rio Como Vamos, o resultado da pesquisa é um alerta para a cidade, que dentro de cinco anos sediará não só as Olimpíadas, mas também as Paraolimpíadas. E muito mais do que obras que melhorem a acessibilidade em calçadas, estabelecimentos e transportes, é fundamental que alguns cariocas mudem também seu comportamento, passando a respeitar os espaços destinados aos deficientes e que hoje são muitas vezes ocupados indevidamente.

Comentários

Postagens mais visitadas