Tratamentos não-cirúrgicos de bexiga neurogênica


Os médicos se referem às dificuldades urinárias causadas por lesões nervosas como bexiga neurogênica, a qual pode tornar esse órgão hiperativo ou pouco ativo. Apesar dos cientistas estarem desenvolvendo nervos artificiais, os médicos ainda não conseguem substituir fiações defeituosas em seu corpo. No entanto, há maneiras de se aliviar os problemas da bexiga.

Micção de tempo marcado 

Ao invés de deixar as coisas ao acaso, você pode planejar os intervalos de tempo em que vai tentar esvaziar a bexiga. Se nada acontecer quando você tentar urinar na hora marcada, seu médico pode ensiná-lo uma maneira de massagear a bexiga que pode ajudá-lo a começar a urinar. Estabelecer um horário para urinar também pode garantir que você esteja próximo de um banheiro, caso precise de um durante os horários do dia em que o vazamento pode ser um problema. Com alguma prática, você vai poder aumentar a duração dos intervalos entre as idas planejadas ao banheiro.

Exercícios de Kegel 

Esses exercícios foram criados por Arnold Kegel, M.D., da Universidade do Sul da Califórnia, que os introduziu há meio século. Com o propósito de reduzir a incontinência urinária, os exercícios de Kegel fortalecem os músculos que seguram a urina na bexiga ao contraí-los e relaxá-los repetidas vezes. Embora você possa aprender a fazer os exercícios de Kegel sozinho, pode ser mais prudente trabalhar com um treinador para garantir que você esteja contraindo os músculos certos. Alguns estudos sugerem que dispositivos de biofeedback podem melhorar a eficácia desta forma de reforço da bexiga. Assim como qualquer exercício muscular, os exercícios de Kegel perdem sua eficácia se você parar de fazê-los. Alguns pacientes também conseguem esvaziar suas bexigas aprendendo a executar a manobra de Valsalva (a mesma contração de músculos internos que você faz enquanto evacua). 

Terapia com medicamentos

Dependendo dos seus sintomas, seu médico pode prescrever um ou mais medicamentos para os seguintes problemas:
Seu médico pode receitar medicamentos para ajudar a controlar seus problemas da bexiga.
Seu médico pode receitar medicamentos
para ajudar a controlar seus problemas de
bexiga
Urgência urinária. A urgência repentina de urinar acontece devido a contrações indesejadas dos músculos da bexiga, resultando em vazamento. Entre as medicações que relaxam os músculos e reduzem essas contrações, temos: diciclomina (Bentyl), flavoxato (Urispas), sulfato de hiosciamina (Anaspaz), imipramina (Tofranil), oxibutinina (Ditropan), tolterodina (Detrol) e propantelina (Pro-Bantine).

Espasmos musculares. A neuropatia pode fazer com que os sinais dos nervos fiquem confusos, causando puxões e picos que podem atrapalhar os movimentos dos músculos necessários para urinar. Esses problemas de ajuste de tempo podem causar vazamentos e dificuldade em urinar. A solução geralmente é relaxar o músculo do esfíncter. Algumas drogas que podem ajudar são: baclofen (Lioresal), diazepam (Valium), alfuzosina (UroXatral), tamsulosina (Flomax), terazosina (Hytrin) e doxazosina (Carduran). 

Incontinência. Se o seu médico achar que seu problema é fraqueza muscular, ele pode receitar um medicamento que dê apoio ao esfíncter uretral, como a efedrina, fenilpropanolamina (Dexatrim) ou pseudoefedrina (Sudafed). Se o problema for incontinência com excesso de fluxo, o betanecol (Urecholine, Duvoid) pode ajudar; ele ativa as contrações da bexiga. Enquanto isso, a clonidina (Catapres) é um medicamento que pode aliviar a pressão na uretra.

Essas drogas podem produzir inúmeros efeitos colaterais, desde comuns e incômodos (como dores de cabeça) até raros e assustadores (alucinações). No entanto, se você não tolerar um medicamento, o seu médico tem muitas outras opções que podem ser mais adequadas. 

Catéteres

Os médicos podem utilizar catéteres para drenar a urina de uma bexiga que não trabalha direito. No entanto, um processo desenvolvido nos anos 70 chamado autocateterização intermitente (CISC) permite aos pacientes com disposição e habilidade que façam a autocateterização e esvaziem suas bexigas em casa em intervalos determinados durante o dia. É estranho no início, mas, com prática, a maioria das pessoas pode aprender a autocateterização. Obviamente, o CISC deve ser realizado em um ambiente muito limpo para evitar infecção. Para pacientes que não conseguem ou não vão fazer o autocateterismo, existe a opção dos catéteres internos. Com este método, um profissional de saúde introduz um catéter dentro da bexiga, e o deixa no local por períodos mais longos. Os pacientes com catéteres internos correm risco de infecção e têm uma incidência maior de pedras e tumores na bexiga. 

Às vezes, é necessária uma intervenção cirúrgica para tratar a bexiga neurogênica. Na próxima página, conheça as opções cirúrgicas que você pode discutir com seu médico.


fonte: portal UOL

Comentários

Postagens mais visitadas