PA: Elevador de ônibus só são enfeites em Belém... concordo!


O maior problema enfrentado por Deidiane Magalhães para se locomover não é a ausência de ônibus adaptados para o transporte de passageiros com dificuldades de locomoção, apesar de, na opinião dela, a quantidade ainda ser insuficiente para atender a demanda. Mas sim, o despreparo dos motoristas para lidar com o equipamento.

Ela, que tem uma rotina de saída intensa durante a semana, guarda a experiência de muitas situações constrangedoras pelas quais já passou ao tentar embarcar no transporte público coletivo de Belém. “Os elevadores nunca funcionam e, quando funcionam, os motoristas preferem levar (o passageiro cadeirante)
no braço porque dizem que é mais rápido”.

De acordo com a Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), de um universo de 1.350 ônibus que circulam na capital paraense, apenas 422 são adaptados com elevadores para deficientes físicos, o que está em desacordo com a Lei de Acessibilidade (Nº 5296/2004) que diz que 100% da frota deve ser adaptada. A previsão é de que até 2014 todos os veículos deverão estar adaptados.

Dentre as desculpas enfrentadas por Deidiane quando tem que pegar ônibus estão, inclusive, a ausência das chaves que acionam o equipamento.
Com informações: Diário do Pará

Comentários

Postagens mais visitadas