Transporte público de Fortaleza é exemplo de acessibilidade


Durante visita à Etufor, o titular da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência afirmou que a cidade avançou no quesito acessibilidade, sobretudo, no transporte.  

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, elogiou a prefeitura de Fortaleza pelo respeito e promoção dos direitos da pessoa com deficiência do transporte público da capital cearense. O secretário, que participa do projeto Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), visitou na última quinta-feira (18) a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR). 

“Quando o Estado se preocupa com o transporte, assegura o direito da pessoa com deficiência”, destacou Antonio José Ferreira. 

Atualmente, Fortaleza conta com 40 táxis e mais de 735 ônibus e 94 vans acessíveis. Segundo o chefe da Unidade de Acessibilidade e Projetos (Unapro), Flávio Arruda, esse é um serviço de inclusão inédito no País. A acessibilidade dos veículos conta com teto elevado; sistema de segurança interno para fixação da cadeira e da pessoa no veículo e plataforma elevatória eletro-hidráulica, com capacidade de elevação de até 300 kg. 

Na seqüência de atividades, o secretário conduziu a oficina “Diálogo sobre a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência” para um público de aproximadamente 60 pessoas, entre elas os conselheiros municipais dos direitos da pessoa com deficiência.
Fonte: ETUFOR

Comentários

Postagens mais visitadas