Tetraplegia e Sexualidade – Comendo com os Olhos


Tetraplegia e Sexualidade – Comendo com os Olhos

Comecei a semana com um texto da fisioterapeuta especializada em reabilitação neurológica Paula Ferrari, nova colunista do A Vida Secreta, comentando sobre o preconceito e desinformação quanto à sexualidade do deficiente físico. Paula se propôs a escrever mais sobre o tema e desmistificar o tabu da sexualidade do cadeirante. Termino a semana ainda falando de sexualidade e lesão medular, com o trecho de um vídeo, Diário de Uma Ninfomaníaca, e um texto de Leandro Portella.



“(…) Após uma lesão medular alta e seqüela de tetraplegia há alteração de toda a parte sensorial, principalmente a sensibilidade (tato) abaixo da lesão. Quando a lesão é completa, ocorre a perda total da sensibilidade do pescoço para baixo! Logo, imagina-se que um tetraplégico não sente nada durante a relação sexual, porém, nesse momento, percebemos o quanto o corpo humano é incrível!
O ser humano saudável dispõe da libido sempre que seus olhos, seu olfato, pensamento ou tato se deparam com algo relacionado ao sexo. Não tendo a sensibilidade tátil, que tem uma função indispensável na ativação do impulso sexual, como por exemplo, enquanto que as carícias e beijos levam a excitação, no tetraplégico outros sentidos assumem essa função, sendo a visão o principal deles.
A visão é, provavelmente, a fonte de estimulação sexual mais importante que existe, ainda mais no homem tetraplégico. Existem numerosos estímulos visuais envolvidos na atração sexual. A forma de mover-se, um olhar, um gesto, inclusive a forma de vestir-se, são estímulos que, enquanto potencializam a capacidade de imaginação do ser humano, podem resultar mais atraentes que a de só depender do tato para obter prazer.
O prazer não se sente somente com a sensibilidade (o tato). Também é possível sentir com os olhos!”
Leia o texto completo no Vida Mais Livre

Comentários

  1. É lindo o video, emocionante!! As mulheres andantes são mais carinhosas que os homens com certeza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas