Passarela inclusiva




Boa tarde meus amigos! Não podia deixa passar em branco essa matéria que encontrei no portal http://portal.rac.com.br/blog. Um desfile de moda com portadores de deficiências no caso a cadeirante Caroline Marques (paraplégica).
foto: Divulgação / Kica de Castro
Descrição da imagem: uma linda jovem - modelo - está deitada no chão com as pernas para cima apoiadas em sua cadeira de rodas. Ela está com um vestido preto curto - com as pernas, a partir das coxas, de fora -, cavado e bem decotado; ela tem cabelos longos e claros.
Um desfile para lá de inusitado acontece quinta-feira (25/11) na passarela montada no espaço Vert, em Campinas: ao invés de modelos esguias, 18 pessoas com deficiência colocam todo seu talento em prática e invadem a passarela para apresentar coleções criadas por oito estilistas especialmente para quem tem algum tipo de deficiência física.

Dando o exemplo de um projeto verdadeiramente inclusivo, estarão na passarela também outras seis modelos sem deficiência. No final, o evento será coroado com pocket show de Eduardo Dusek.

Realizado pela primeira vez em Campinas, o Desfile de Moda Inclusiva, que tem início às 19h30, conta com a participação de algumas estudantes de moda e estilistas com alguma experiência, mas que, pela primeira vez, ousaram criar looks adaptados.

Na passarela, destaque para os usuários do CRR - Centro de Referência em Reabilitação Jorge Rafful Kanawaty, de Campinas, que estreiam como modelos, e alguns profissionais com deficiência da agência Kica de Castro Fotografias.

O trabalho de Kica também vale destaque, pois, desde 2002, a fotógrafa acreditou no potencial das pessoas como deficiência, criando imagens atraentes, quebrando, assim, o estigma da exclusão. 'Para esse evento, estou trazendo três modelos com experiência em desfiles - Caroline Marques (paraplégica), Diolice Barbosa (tetraplégica) - ambas cadeirantes - e Prisila Menucci, que tem nanismo. A Kica de Castro Fotografias é única agência de modelos especializada em casting com alguma deficiência.

Esse evento de Campinas é semelhante aos já realizados pela agência de Kica em Goiânia, João Pessoa, Minas Gerais, São Paulo, além de cidades do Interior, como Piracicaba.

Caça talentos 
Kica de Castro vai aproveitar sua vinda a Campinas para fazer o “caça talentos”: ela fica de olho no perfil de cada pessoa com deficiência que estará no evento. 'Sempre encontramos pessoas com perfil para nossa agência', ressalta Kica. Na sua opinião, o trabalho que realiza é de extrema importância, já que existe no Brasil cerca de 30 milhões de consumidores que são esquecidos pelos empresários e as pessoas sem experiência em passarela que participam do desfile representam esses milhões de consumidores.

Além disso, Kica ressalta que “existe beleza na diversidade e pessoas com deficiência podem, sim, ser referência de beleza e sensualidade”. A fotógrafa garante que essas pessoas têm total condição de seguir a carreira de modelo profissional.

Benefícios

Segundo Raul Costa, da Conee Marketing Promocional e Marketing de Causa, empresa que está organizando o evento, um desfile dessa natureza, além de colocar as pessoas com deficiência na rota da moda, promove benefícios adicionais, como inclusão social e aumento da auto-estima dessas pessoas.

Ele também cita a questão da praticidade e conforto: “Geralmente, a pessoa com deficiência tem que se adequar às roupas que existem no mercado. Mas esse evento mostra que é possível a moda se adequar às diferentes formas de deficiência”.

A iniciativa do evento é do empresário Renato Rosa, sócio da Conee. A iniciativa está inserida no Projeto “You Make It”, da Conee. “Convivo com a situação em casa e resolvi colaborar para melhorar o dia a dia dessas pessoas”, resume Renato que convive com seu pai que tem deficiência.

A mestre de cerimônia do desfile será a jornalista e apresentadora Ana Amélia Costa Leite, apresentadora do Jornal da TV Justiça de Brasília (DF) e Marcelo Matheus, de Campinas. A profissional Fernanda Câmara fará o elo de comunicação com as pessoas surdas que estiverem na plateia, como intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

"Texto escrito para publicação no Cosmo on Line em 24/11/2010

Comentários

Postagens mais visitadas