Decision Report     03/12/2013
A solução CPqD Alcance, desenvolvida com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis por pessoas com deficiências visuais, já está disponível para download gratuito na Google Play, a loja online de aplicativos da Google.

Disponível para smartphones com tela sensível ao toque baseados no sistema operacional Android, a aplicação utiliza recurso de narração automática por síntese de voz para facilitar o acesso do usuário às principais funções do aparelho.

Essas funções são representadas por ícones na tela touchscreen do smartphone. Na medida em que a pessoa desliza o dedo sobre a tela, uma voz sintetizada informa a função correspondente àquela área. Com mais um toque, o usuário tem acesso à função: realizar e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto (SMS), consultar o histórico de ligações, o nível de bateria, a data e hora e a lista de contatos telefônicos, entre outras.

Além dessas funções básicas, a solução oferece também algumas funções avançadas, como despertador (com lembrete de voz), localização e auxílio ao deslocamento, player de música e leitor de arquivos de texto, por exemplo. “A intenção é facilitar o uso dos principais recursos do smartphone, dando mais autonomia e privacidade à pessoa com deficiência visual”, explica Graziela Barros, gerente de produto no CPqD.

A aplicação é resultado do Projeto VozMóvel, desenvolvido pelo CPqD em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, administrados pela Finep.

O foco inicial do CPqD Alcance são as mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar existentes no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Mas essa aplicação da organização pode beneficiar também outros usuários de smartphones, como pessoas com baixo letramento ou pouco familiarizadas com tecnologia - como idosos, por exemplo.
Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas