Empresas testam novo elevador para acessibilidade em ônibus do RJ




Um novo modelo de plataforma elevatória para ônibus está sendo testado por três empresas do sistema rodoviário que opera no Rio de Janeiro. O objetivo, segundo a Fetranspor, é melhorar a acessibilidade no transporte de passageiros na cidade do Rio e na Região Metropolitana. Atualmente, os modelos utilizados no Rio são alvos de constantes reclamações por parte dos usuários.
A nova plataforma elevatória vem sendo testada para facilitar o embarque de passageiros em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida. De acordo com a federação, a meta é tornar mais seguro e confortável o acesso de portadores de necessidades especiais aos ônibus.

Antes exposto e acoplado às carrocerias, o novo elevador agora vem embutido, como se estivesse guardado no bagageiro do veículo, sendo acionado pelo motorista ou cobrador somente quando necessário. O elevador foi testado pela Secretaria de Estado de Transportes e pelo Detro.

Os novos elevadores começaram a ser instalados em ônibus das empresas Vera Cruz, Braso Lisboa e Ideal. Na Vera Cruz, foram incorporados à frota das linhas intermunicipais que fazem a ligação entre a Baixada Fluminense e a Zona Oeste do Rio. O serviço especial para passageiros está disponível em dez ônibus das linhas Caxias-Freguesia e Caxias-Pau Ferro.

A empresa já encomendou mais dez unidades, que devem entrar em operação até o fim do mês, prazo para as adaptações necessárias e a regularização junto aos órgãos de controle e fiscalização. Outros 11 ônibus serão incorporados à frota da Ideal e da Braso Lisboa ainda no mês de setembro, e atenderão a linhas da Zona Norte da capital.

Comentários

Postagens mais visitadas