Rio de Janeiro testa novo tipo de elevador em ônibus



Fonte: EBC
Fotos: Rodrigo Gomes / Ygor Nascimento



Dez ônibus estão rodando com um novo tipo de plataforma elevatória para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, como a nova plataforma só pode ser acionada pelo motorista e não fica na mesma porta de saída dos outros passageiros, o risco de danos e a necessidade de manutenção é menor. O tempo de operação e a dificuldade de manuseio também é reduzida em comparação ao equipamento presente na maioria dos ônibus do estado. Apesar disso, Ana Claudia Monteiro, cadeirante que utiliza o transporte público, ressalta que o ideal seria a adoção de um modelo de ônibus com piso rebaixado, como o dos BRTS.

O secretário estadual de transportes, Carlos Osório, justificou que entre os modelos de plataforma, o que está sendo testado no Rio de Janeiro é o mais moderno. E disse que, apesar das vantagens dos veículos com piso rebaixado, o governo insiste no uso de plataformas pela maior facilidade de adaptação da frota de ônibus. 

Osório afirmou ainda que o Departamento de Transportes Rodoviários tem feito fiscalizações para combater problemas comuns apontados por Ana Cláudia: ônibus sem plataformas, elevadores que não funcionam ou motoristas que não foram treinados para manuseá-los. De acordo com ele, de janeiro a agosto deste ano 260 infrações referentes a problemas como esses foram aplicadas em todo o estado. É o fim deste mês, outros dez ônibus vão testar a nova plataforma por um período de 60 dias. Se o resultado for positivo, o objetivo da secretaria é fazer a substituição gradual em toda a frota interestadual.

Fonte: http://www.onibusparaibanos.com/

Comentários

Postagens mais visitadas