Pernas Biônicas

Nickolas Marcon - quarta-feira, 25 de agosto de 2010 - 08:59 


Você já se imaginou andando com pernas que não são suas? Alguma vez já assistiu filmes de ficção em que as pessoas “entravam” dentro de um robô ou de uma máquina que lhes emprestava pernas biônicas? Pois isso já não é mais ficção. Existe de verdade.

A empresa Rex Bionics, sediada na Nova Zelândia, inventou um dispositivo chamado Rex Robotic Exoskeleton (Rex para os íntimos). Trata-se de uma máquina que “veste” a pessoa com duas pernas biônicas de controle robótico, permitindo ao usuário ficar em pé, andar, girar e até mesmo subir escadas. O dispositivo tem sensores para se manter sempre equilibrado na vertical, sustentando a postura ereta do usuário. Através de um joystick na mão direita, a pessoa pode controlar os movimentos feitos pela máquina: caminhar para frente, para trás, de lado, subir degraus etc.

A intenção do Rex não é substituir a cadeira-de-rodas, mesmo porque sua velocidade de marcha ainda é lenta. A ideia é ser um complemento a ela, algo que permita ao usuário desfrutar da liberdade de fazer as coisas em pé. A cadeira continuará sendo necessária para deslocamentos maiores.

O candidato a andarilho deve ter entre 1,46 m e 1,95 m de altura, pesar até 100 kg e ter no máximo 38 cm de largura nos quadris. Deve ser apto a fazer transferências de forma independente, ter capacidade de operar comandos manuais e não ter contraindicações para ficar em pé ou andar. Os usuários mais comuns são lesados medulares, mas o Rex também pode ser usado por pessoas com distrofia muscular. A foto e os vídeos abaixo mostram o aparelho sendo usado por um rapaz que teve uma lesão medular há 5 anos, vítima de um acidente de moto.




Por enquanto a máquina só é vendida no centro da Rex Bionics, em Auckland, Nova Zelândia. Os inventores dizem que deverá estar disponível em outros países a partir de 2011, mas os planos ainda não incluem o Brasil.
Agora, a parte mais dolorida: mandei um email para a fábrica pedindo informações sobre custos e a resposta foi desanimadora. Atualmente, o Rex custa US$ 150.000 (quase R$ 270.000). Além disso, a pessoa terá que arcar com as despesas para viajar e ficar em Auckland por 2 semanas, fazer todos os exames médicos necessários e, se aprovada, fazer o treinamento para aprender a usar a máquina.
Depois de ver os vídeos, é difícil não querer utilizar esse dispositivo.  Mas a vanguarda tecnológica tem seu preço.
Cabe a cada um responder: vale a pena?

Comentários

Postagens mais visitadas