Os ônibus com motor dianteiro que têm piso baixo no balanço traseiro são uma economia um tanto perigosa.
O cadeirante não precisa de elevadores pra transpor as fronteiras mas, em compensação, fica lá no fundão do ônibus - justamente no balanço traseiro, onde os sopapos é beeeem maior.

Com a quantidade de quebramolas e buracos que temos em alguns vias dos subúrbios, ao fim de uma viagem, o cadeirante sairia se arrastando do ônibus, cheio de dores nas costas e articulações, já que a cadeira seria quebrada com tantos impactos e sobe-desces.

Graças a Deus, o Consórcio não permite esse tipo de espaço lá na traseira. Inda menos com esse piso baixo traseiro. Coitados né gente?




Os deficientes sofrem com a pouca oferta de ônibus com elevador em Recife e nos municípios vizinhos. Sabemos da nova lei que obriga os ônibus a saírem das fábricas com espaço reservado após a catraca e também com o elevador , mais infelizmente nem todo motorista e cobrador sabe controlar o equipamento além que o piso dos ônibus é alto demais e os cadeirantes correm o risco de cair. Em outras capitais já existem ônibus de PISO BAIXO que possibilita para o cadeirante um melhor embarque no coletivo. Em São Paulo e Curitiba tem o maior número de ônibus de PISO BAIXO , Recife já deveria ter começado a implantar no Serviço Especial de Transporte – SET este tipo de ônibus. Afinal a capital pernambuca quer ser referência no transporte coletivo e deveria pensar em quem tem deficiência e usa ônibus. Abaixo mostro aos que fazem parte deste fórum algumas explicações sobre ônibus PISO BAIXO :


Os veículos de piso baixo foram projetados para dar maior acessibilidade a pessoas com dificuldades ou necessidades especiais no acesso ao veículo. 

Ônibus de PISO BAIXO ou ônibus de entrada baixa, são ônibus urbanos utilizados para o transporte de passageiros. A distância do solo e o piso do veículo é reduzida. O ônibus possui piso baixo somente da dianteira até o eixo traseiro, abrangendo todas as portas do veículo, seja na direita, seja na esquerda. 

Já o ônibus PISO BAIXO CENTRAL possuem o piso baixo entre os eixos dianteiro e traseiro As portas de corredor, bem como a de desembarque pela direita são no nível do piso baixo. Entretanto, a porta de embarque pela direita, usada em algumas capitais, possui degraus, já que na dianteira do veículo o piso é alto. Atenção das pessoas é bem necessária pois apresenta certo risco, já que para se dirigir à catracra, ou seja, o lugar onde são feitas as cobranças de tarifa, é necessário passar por degraus, o que é arriscado, pricipalmente se o veículo estiver em movimento. Foi reprovado pela população das capitais em que circulam. 

O ônibus PISO BAIXO TOTAL como o nome já diz tem o piso baixo em toda a parte do ônibus. Apenas os trólebus novos possuem esta característica, e os ônibus bi-articulados do tipo piso baixo.

Obrigada a todos pela oportunidade e que o Grande Recife Consórcio de Transporte junto com os empresários de Ônibus comprem ônibus PISO BAIXO para o Serviço Especial de Transporte - SET.

Comentários

Postagens mais visitadas