Médicos Fisiatras e Terapeutas Ocupacionais da Rede Lucy Montoro serão instrutores da OMS


16/08/13 19h21


Curso de Formação de Instrutores acontece na África do Sul, de 19 a 23 de agosto.

Durante os dias 19 e 23 de agosto, acontece o curso de Formação de Instrutores, os quais serão responsáveis pelo Treinamento sobre Serviços para Cadeiras de Rodas. A Rede de Reabilitação Lucy Montoro comandará o treinamento dos profissionais dos países de Língua Portuguesa e do continente latino-americano envolvidos na prescrição de cadeiras de rodas e adequação postural sentada.  
A Organização Mundial da Saúde - OMS, em parceria com a Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional, desenvolveu o curso para apoiar a implementação das Diretrizes para o Fornecimento de Cadeira de Rodas.

A proposta do curso é 
aumentar as habilidades e conhecimentos dos profissionais envolvidos na prestação de serviços para cadeiras de rodas, auxiliando quanto ao apoio postural e a mobilidade do usuário de cadeira de rodas, a qualidade para a prestação de serviços para cadeira de rodas e a maior integração do fornecimento de cadeiras de rodas nos serviços de reabilitação.
André Tadeu Sugawara e Andrea Thomaz, ambos médicos fisiatras, assim como Denise Rodrigues Tsukimoto, terapeuta ocupacional, irão à África do Sul, representando a Rede Lucy Montoro, a convite da organização do evento.  Nessa capacitação, os profissionaisreunirão informações com o objetivo de replicar o conteúdo do curso em São Paulo, buscando disseminar as informações no Estado. 
Realizado na Cidade do Cabo, o treinamento é recomendado para os profissionais envolvidos na prestação de serviços para cadeiras de rodas, entre os quais os que atuam com profissionais de saúde e reabilitação, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos em órteses e próteses e usuários de cadeiras de rodas.
O nível básico do treinamento foi realizado na Índia em 2012.
CONHEÇA A REDE LUCY
Referência em reabilitação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro recebe suporte das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da Saúde e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. 
A Rede Lucy foi criada pelo Decreto 52973/2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, em parceria com renomadas instituições de assistência, ensino e pesquisa.

O principal objetivo é propiciar melhoria na qualidade de vida, participação na sociedade e capacitar plenamente a pessoa com deficiência para o exercício de seus direitos.
Em uma primeira fase, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro é composta por 18 unidades fixas e uma Unidade Móvel, construídas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo. Essas unidades, quando totalmente implantadas, terão capacidade de aproximadamente 300 mil atendimentos por mês.
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta ainda com uma Unidade Móvel, uma carreta com 15m de comprimento, 2,60m de largura e 20 toneladas. Possui elevador hidráulico e instalações adaptadas às necessidades da pessoa com deficiência, além de consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica com sala de prova. Seu principal objetivo é atender as regiões do Estado de São Paulo onde não haja fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. 

Unidades da Rede Lucy no Interior
Botucatu
Campinas
Fernandópolis
Jaú
Marília
Mogi-Mirim
Pariquera-Açu
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santos
São José dos Campos
São José do Rio Preto
Sorocaba
Unidades na Capital
Clínicas
Umarizal
Lapa
Morumbi
Vila Mariana

Comentários

Postagens mais visitadas